Feriado marcado de manifestações

🪖 Achou que não ia durar muito? O feriado da Proclamação da República, foi marcado por protestos contra o resultado das eleições. Completa hoje 17 dias de manifestações – desde o resultado do segundo turno.
As manifestações no Brasil após a eleição do Lula, ou Luiz Inácio Lula da Silva, como presidente do país em 2022 foram marcadas por grande polarização e tensão política. Lula foi eleito como o presidente, mas sua eleição foi contestada por muitos, especialmente por aqueles que viam nele um símbolo da esquerda política e temiam sua influência sobre a economia e a política do país.
A maior concentração foi em Brasília, aonde os manifestantes se reuniram próximo ao Quartel General do Exército, tendo grande apoio dos caminhoneiros. Muitos manifestantes saíram às ruas em protesto contra o novo presidente e seus políticas. Alguns argumentavam que Lula era uma ameaça à democracia e à estabilidade do país, enquanto outros alegavam que ele não poderia voltar a governar por conta de todos os escândalos de corrupção.
Outra cidade que teve grande número de manifestantes foi em São Paulo, várias pessoas se reuniram no Comando Militar, pedindo: “forças armadas salvem o Brasil” e acompanhados por cartazes escritos “BrazilWasStolen” que significa, O Brasil foi Roubado.
- Para o MPF os protestos tem “caráter antidemocrático”, pelo fato de pedir a intervenção das Forças Armadas.
Os manifestantes por outros lado, apontam “fraude no processo eleitoral” e “censura do TSE”. Entre os pedidos feitos até o momento estão, “intervenção federal”, “a inelegibilidade do presidente eleito Lula” e “anulação do processo eleitoral”.
Pelo visto os escândalos de roubo em diversas ocasiões durante sua carreira política continuam bem vivos. Essas acusações estiveram relacionadas a vários escândalos de corrupção que surgiram durante o seu governo, incluindo o escândalo do mensalão e o escândalo da Petrobras.
O escândalo do mensalão foi um caso de corrupção política que envolveu a compra de votos de deputados por parte do governo de Lula. Foi revelado que o governo havia criado um esquema de pagamento de mesadas a deputados para que votassem de acordo com os interesses do governo. O caso foi julgado pelo Supremo Tribunal Federal e resultou em condenações para vários membros do governo de Lula, incluindo o ex-ministro da Fazenda, Antonio Palocci.
O escândalo da Petrobras foi outro caso de corrupção que envolveu o governo de Lula. Nesse caso, foi revelado que funcionários da Petrobras, a empresa de petróleo estatal do Brasil, haviam aceito subornos de empresas em troca de contratos para obras e projetos da empresa. O caso resultou em acusações e condenações para vários funcionários da Petrobras e empresários, mas Lula nunca foi formalmente acusado de participar do esquema.
😳 Enquanto isso nos EUA, Barroso é questionado sobre as eleições e responde ao brasileiro dizendo: “Perdeu mané, não amola”. Veja o vídeo aqui.