Manifestantes bloqueiam estradas

E as eleições estão dando o que falar… Ontem caminhoneiros que não concordaram com os resultados, bloquearam 25 rodovias nos estados e no Distrito Federal, protestando contra Lula.
- A Polícia divulgou ontem mais de 338 pontos de bloqueios no Brasil.
No domingo os protestos já começaram, em Santa Catarina, e em seguida entre Rio de Janeiro e São Paulo. A movimentada Via Dutra, que liga os dois estados, foi completamente interditada no começo da madrugada.
As manifestações no Brasil são protegidas pelo direito de livre expressão e de reunião pacífica, previstos na Constituição Federal do país. No entanto, elas podem ser proibidas ou restringidas pelas autoridades em alguns casos, como quando são realizadas de forma violenta ou ameaçam a segurança pública.
Um movimento independente. O presidente da ABRAVA, Associação Brasileira de Condutores de Veículos Automotores, criticou as paralisações, e pediu para retomar as atividades, já que isso afeta a economia.
As manifestações podem ser realizadas de maneira pacífica ou violenta, dependendo das circunstâncias. Em alguns casos, elas podem gerar confrontos com as autoridades ou com grupos contrários aos objetivos da manifestação. É importante que as pessoas que participam das manifestações respeitem a lei e a ordem pública e evitem a violência. Elas podem ser convocadas por grupos organizados, como sindicatos, partidos políticos, organizações sociais ou movimentos sociais, ou por indivíduos ou grupos espontâneos.
Xandão querendo entrar em ação…
O ministro determinou que o governo tomasse medidas para desocupar as estradas imediatamente.
Caso haja descumprimento, o diretor-geral da Polícia Rodoviária pagará uma multa de R$ 100 mil por hora, também será afastado e preso em flagrante se os manifestantes não se retirarem.